Ainda a 'Black Friday'
Não tenho memória de uma 'Black Friday' como esta em Portugal. E nem digo pela afluência nas lojas porque, sendo honesto, sou alérgico a compras, a centros comerciais, a confusão. Mas ter a caixa de e-mail inundada de promoções, que continuaram pelo fim-de-semana dentro, foi algo surreal. Já tinha acontecido, claro, mas acho que esta 'Black Friday' bateu recordes.
Li também que a afluência nas lojas foi grande, como esperado, e aposto que a maioria das pessoas comprou... o que não precisava, apenas para aproveitar as promoções. Para elas, deixo esta notícia.
Não estou a chamar estúpido a quem aproveitou este dia para comprar, a quem viu nesta sexta-feira uma boa oportunidade para antecipar, por exemplo, prendas de Natal. Chamo estúpidas às pessoas que compraram por comprar, a quem se deixa levar pelo preço antigo e preço novo. Porque, no final das contas, isso não existe. É subjetivo. É jogada de marketing. Pura jogada de marketing.
Eu, como a maioria dos portugueses, não vive em facilidades e todo ou qualquer desconto dá jeito. Claro que dá. Não é por acaso que tinha a caixa de e-mail cheia. É porque subscrevo newsletter de sites de compras online. Agora também o digo: daquilo que realmente preciso, nem uma promoção que valesse a pena a compra nessa 'Black Friday'. E isso, para mim, diz muita coisa.